miércoles, 30 de marzo de 2011

Vida

Faz tempo que venho pensando em escrever sobre minhas mudanças de vida. E claro, esse é um ótimo pretesto para explicar o porquê de não estar criando e produzindo "quereres".
As mudanças estão totalmente relacionadas ao fato de ser mãe.
Existem transformações evidentes numa mulher, tanto no corpo como na mente. E para alguém que sempre foi muito critica com nossa sociedade, que se questionava sobre o mundo e as coisas, não podia dar em outra. Também venho conseguindo fazer-lo em meu novo papel neste mundo.
Sempre tive medo da maternidade, mais ela revolucionou e me fez pensar nas mudanças interiores. Sabem a história essa de que queres dar o melhor aos filhos? Pois bem, já sabia que devia ser aquilo que quero pra minha filha.
Isso tudo siguinifica que, chegando aqui em Catalunia, meu universo interior e todos meus estudos e ideologias se viram colapsados por tantas experiencias simples, naturais e vivas.
Queria ser uma mãe aplicada? Pois, mãos à obra!! Estudar sobre esse novo mundo e poder observar na práctica essa tal de "crianza natural"
Parto natural: desejo não realizado na última hora.
Aleitamento materno: grande prazer e muitas dificuldades.
Amamentação em "livre demanda": até hoje!
Colo, companhia, cuidados: sempre usávamos mochila porta bebê, braços, compartilhar cama famíliar...
Educar livremente, sem tantas repressões: autoterapia.
Alimentação: a mais natural, simples e saudável. (Até um dia que ela começou a descobrir o mundo... começamos outra fase)
Dedicação completa: dicidi não trabalhar fora, por isso surgiu "quereres", para poder trabalhar em casa no tempo possível e me dedicar em quantidade. (as aulas de psicoanálises relacional e arteterapia ajudaram muito a entender sobre desenvolvimento infantil!)

Esses ultimos meses buscando casa, depois mudança, curso de catalão, de costura, dona de casa, filha muito ativa, esposa, estudante, decoradora, bloqueira, estrangeira... E tendo que aprender a ter o dom de fazer muito em pouco tempo. Porém, não é nada fácil ter o dom, de-tudo-ao-mesmo-tempo, como escreveu Thalita no seu bélissimo blog e post. Eu mesma ando muito enrolada em conseguir fazer pelo menos duas coisas ao mesmo tempo. Mas depois penso... e decido fazer uma, que é estar com a pequena e poder aproveitar os seus primeiros anos de vida. E como uma menina de um ano e nove meses não pára tranquila um momento, ufa, ainda estou aprendendo a dormir menos para poder vir aqui escrever!

Pouco a pouco... :)



Experimentando e descobrindo com ela.

4 comentarios:

  1. Oi, Eziane, tudo certinho?
    Encontrei o seu blog no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
    MARAVILHOSO a tela do seu post! Sabia qu deu pra te imaginar falando! - estranho, mas foi assim que me pareceu! - Curta esse momento mágico (quem sou eu pra falar, não tenho filhos!, mas mesmo assim!) Parabéns pela filhota linda! E espero que sempre tenha um tempinho, para compartilhar conosco os seus escritos!

    Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000, e desde 2003, moro na Holanda. (O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!)

    Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

    Há um outro post (no blog) chamado: Mevrouw Jane é um testemunho de mim mesma; espero que o ache interessante.

    Tenha um ótimo final de semana, nessa Espanha que conheço e acho linda!
    Grande abraço.
    Josane Mary

    ResponderEliminar
  2. Oi Josane, que bom que você gostou!
    Ando meio sem tempo, mais fui visitar o seu espaço e gostei muito!
    Pra quem sai, saudades sempre vai... rsrsrsrs
    Obrigada pelo carinho!
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  3. Oi Ez. Penso que todas as mulheres que se tornaram mãe, começaram a ver a vida sob um novo ângulo. A delícia de educar e sentir prazer em admirar este presente da vida é algo fantástico! ADORO ser mãe! e pelo o q vejo isso te fez muito bem, lembro qdo ser mãe fazia parte de um projeto de vida para você, fico feliz por estas transformações... Duvidas, medos, inseguranças? sempre teremos. ser politicamente correta na criação dos filhos é um dilema constante... Afinal não existe manual para a melhor educação, há orientações e mais orientações, a medida certa é da relação que construimos... Estou de acordo, com a amamentação a livre demanda. Caio mamou até 1 ano e 10 meses, depois disso " NO MORE" ;)seja feliz minha querida amiga. Q Deus continue abençoando vc e sua linda família.

    ResponderEliminar
  4. Saco, escrevi uma hora e não publicou nada!!!!
    Vou escrever tudo de novo não.
    Toda mãe que ser a melhor mãe do mundo, eu tentei, mas naturalmente não fui, como vc tb não vai ser, nem ninguem será. Cada cabeça é um mundo (graças a Deus, senão seríamos robores (?)). Mesmo que vc não consiga, procure ser uma ótima mãe, uma ótima esposa e uma ótima mulher, corajosa e independente.
    Saiba que ser mãe, não tira de vc a possibilidade de ser uma pessoa com atividades, problemas e vivências pessoais.
    Hoje sou avó e posso lhe dizer que é muito mais prazeroso do que ser mãe, sem cobranças e sem pretensões.
    No mais querida, procure viver tudo que a vida lhe oferece. A vida é curta, então curta a vida!
    bjo, te amo. visse bichinha!

    ResponderEliminar